Quem sou eu

Minha foto
Duque de Caxias, RJ, Brazil
Sou uma pernambucana arretada,amo a vida e as pessoas, sou uma mãe e avó muito dedicada. Gosto de sair com amigos e familiares, frequentemente nos reunimos em casa ou saímos para um almoço aos domingos.Tenho dois filhos que me orgulho muito e um marido que mim apóia em tudo que desejo fazer. Como objetivo no momento, tenho a minha formação que será esse ano.

sábado, 25 de julho de 2009


Duque de Caxias; 20/07/2009

TEXTO 6: TEBEROSKY, Ana. COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artimed, 2003.

A construção do conhecimento sobre a escrita – TEBEROSKY e COLOMER

O texto trata da leitura e da escrita a partir de uma perspectiva construtivista, onde o foco está na criança, em como ela constrói seu conhecimento.

Como já vimos, a criança constrói hipóteses sobre como se escreve e é refletindo sobre a escrita convencional que ela pode avançar em suas hipóteses de leitura e escrita.

Os estudos apontam para alguns princípios organizadores que são: o princípio de quantidade mínima de caracteres e o princípio de variedade interna de caracteres; são recursos utilizados pela criança para diferenciar os textos: os que têm “poucas letras” e os que “são para ler” (que precisam ter no mínimo, três ou quatro caracteres, e não se repetirem).

Portanto , quando propomos a os alunos que leiam antes de saber ler convencionalmente, é importante adequar as atividades de leitura aos conhecimentos que já construíram sobre a escrita.

Para o professor, é importante conhecer o funcionamento dos diversos elementos na constituição da escrita para que, ao invés de fazer o aluno reproduzir o que está escrito, possa ajudá-lo a entender como um texto funciona, para que ele se torne sujeito de sua própria escrita e não um mero reprodutor do que está escrito.

Nesse sentido, quanto mais estudamos e pesquisamos constatamos o quanto estamos despreparados, o quanto precisamos aprender sobre a aquisição da leitura e da escrita pela criança.

Um comentário:

  1. Claudia, você iniciou a reflexão... Seria interessante que pudesse explorar mais as ideias do texto, fazendo, inclusive, relaçoes com os textos anteriores... As relações com a prática também poderiam estar mais presentes aqui...

    ResponderExcluir