Quem sou eu

Minha foto
Duque de Caxias, RJ, Brazil
Sou uma pernambucana arretada,amo a vida e as pessoas, sou uma mãe e avó muito dedicada. Gosto de sair com amigos e familiares, frequentemente nos reunimos em casa ou saímos para um almoço aos domingos.Tenho dois filhos que me orgulho muito e um marido que mim apóia em tudo que desejo fazer. Como objetivo no momento, tenho a minha formação que será esse ano.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Gêneros Textuais e Tipos de Textos

Gêneros Textuais - Segundo Marcushi, os gêneros textuais apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais e composição própria.
Existem inúmeros gêneros textuais, entre eles podemos citar: telefonema, carta, aula expositiva, reunião de condomínio, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, bate-papo por computador, conferência, edital de concurso, piada, novela, entre outros.
Tipos de Textos - refere-se a forma ou estrutura das sequências linguísticas que cada texto possue. As categorias mais utilizadas são:
Narrativo - tem como objetivo principal contar algum fato, também serve como informação,entretenimento ou aprendizagem.
Dissertativo - quando pretende-se discorrer, explicar um determinado assunto; expondo idéias gerais seguidas de apresentação e argumentação que as comprove.
Descritivo - num texto descritivo, o autor pode-nos levar a ter uma visão do que ele está dizendo através das palavras. Esse tipo de texto faz-me lembrar da minha adolescência, quando lia os romances: Júlia, Sabrina, Bianca...
Observações baseadas em textos pesquisados da internet

Um comentário:

  1. Vocë fez uma boa pesquisa, mas, para enriquecê-la, é importante pensar sobre estes conceitos no cotidiano do trabalho na escola. Informe as fontes que utilizou, isto é fundamental. Outra coisa, procure traduzir os conceitos com suas palabras. Por exemplo, o que significa o seguinte trecho: "características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais e composição própria". E este outro: "a forma ou estrutura das sequências linguísticas que cada texto possue". Assim, vocë dominará melhor os conceitos.

    ResponderExcluir