O texto mencionado trata da avaliação formativa e sinaliza para a utilização do portfólio eletrônico como forma de organizar, socializar e acompanhar a construção do conhecimento.
Sendo a avaliação formativa processual, percebe-se que a mesma não acontecerá sem que se desenvolva uma rotina de registros que são feitos pelo próprio aluno com possibilidade de rever as suas produções e acompanhar seu progresso, partindo dele, e não somente do olhar do professor,essa avaliação.
Dessa forma, ele torna-se sujeito de sua aprendizagem e não mero expectador de uma avaliação unilateral. Entretanto, aumenta a sua responsabilidade dentro do processo avaliativo, tendo em vista, sua tomada de consciência em relação a mesma. O aluno assume mesmo que inconsciente o compromisso pelo seu desempenho e divide com o professor a tarefa da avaliação.
Abraço a todos e bom final de semana!
Dessa forma, ele torna-se sujeito de sua aprendizagem e não mero expectador de uma avaliação unilateral. Entretanto, aumenta a sua responsabilidade dentro do processo avaliativo, tendo em vista, sua tomada de consciência em relação a mesma. O aluno assume mesmo que inconsciente o compromisso pelo seu desempenho e divide com o professor a tarefa da avaliação.
Abraço a todos e bom final de semana!
Claudia, avaliando o seu Portfólio, de modo global, eu gostaria de parabenizá-la pela organização e pelas boas produções. Entretanto, no sentido de auxiliá-la para que possa melhorá-lo, sugiro uma atenção especial sobre os seguintes propósitos e descritores:
ResponderExcluir1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;[utilizar mais imagens, fotos, vídeos, etc. Você pode, inclusive, colocar vídeos de alunos em sala de aula e comentá-los. É preciso que as imagens, vídeos, etc sejam comentados e que tenham relação com as reflexões escritas.]
3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;[aprofundar um pouco mais os conceitos e aspectos teóricos apresentados nos textos. Você pode, também, inserir outros aspectos teóricos que vocë domine.]
4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;[ Procure apontar de forma mais clara os conhecimentos que está adquirindo e como estes estão impactando em sua formação e em sua prática]
Em relação aos descritores, observe o seguinte:
1.Cumprimento dos propósitos gerais [atenção aos propósitos indicados acima]
6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;[principalmente, em relação ao propósito 3 acima]
8.Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.).[REFERE-SE AO PROPÓSITO DE N. 1]
9.Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas.[ACRESCENTAR REPORTAGENS, IMAGENS, EVENTOS, TEXTOS OUTROS - POEMAS, HISTÓRIAS, NARRAÇÕES, ETC, REFERÊNCIAS TEÓRICAS DE OUTRAS DISCIPLINAS, ETC. AJUDA A MELHORAR ESTE DESCRITOR]
As observações servem para aperfeiçoar o que já vem desenvolvendo de forma muito competente! Parabéns!
Abs